outubro 13, 2025

12 de janeiro de 2023


Então olhei para o brasil e ví o campo …

– Quero saber apresenta:

” … na cerimônia de posse do novo secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Antonio Junqueira, ele reafirmou que a “a ação de governar para o setor rural deve ter o olhar voltado para a terra, que não tem partido ou ideologia”. Após saudar e agradecer os presentes, Antonio Junqueira ainda detalhou sobre a linha de sua gestão. “São Paulo, responde por 16,3% das exportações brasileiras do setor, tendo uma área cultivada de 14,4 milhões de hectares. A participação das exportações do agro paulista na balança comercial total do Estado foi de 37,4% em 2022″. O secretário disse que a Pasta vai “trabalhar fortemente para incentivar a geração de fontes renováveis de energia limpa, como a bioenergia. Levar a conectividade ao campo, digitalizar 100% da secretaria” disse Junqueira.

* Antonio Junqueira foi secretário adjunto da Secretaria de Agricultura de São Paulo?

* Ele é formado em Administração?

* Antonio Junqueira foi também do Conselho Superior do Agronegócio (COSAG) e também da Fiesp e Associação Comercial de São Paulo?

Governador Tarcísio de Freitas participou da transmissão de cargo de Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo – Foto: Divulgação SAA

Antonio Junqueira exerceu o cargo de secretário adjunto na secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo de 2007 a 2011. É formado em Administração pela Esan/FEI, é pós-graduado em Negócios Imobiliários pela FAAP. Como produtor rural, atuou como diretor da Fazenda Brejo Limpo, em Colina (SP), e na Fazenda Santa Izabel, em Avanhandava (SP). Também fez parte do Conselho da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Entre tantas funções, também integrou o Conselho Superior do Agronegócio (COSAG) – FIESP e da Associação Comercial de São Paulo. Deus abençoe o governador Tarcísio de Freitas e o secretário de Agricultura e Abastecimento Antonio Junqueira.

– Por hoje é isso. Boa semana com paz, saúde, sossego, tranquilidade e até a próxima palavra brasiliana.

______________________

BRASILIANA
A palavra brasiliana se refere a um conjunto de obras, documentos, artefatos ou qualquer tipo de material que trate sobre o Brasil, especialmente os de valor histórico e cultural. É um termo que engloba a produção intelectual e artística que busca retratar, entender ou divulgar aspectos da cultura e da história do país.
_______________________________

BRASILIANISTA
A palavra brasilianista se refere a um especialista, geralmente estrangeiro, que se dedica ao estudo e pesquisa sobre o Brasil. Esse termo se popularizou nas décadas de 1960 e 1970, especialmente para se referir aos acadêmicos dos Estados Unidos que se aprofundavam em temas brasileiros.
O estudo do Brasil feito por não brasileiros é chamado de brasilianismo e engloba diversas áreas do conhecimento.
_______________________________

BRASIL
A palavra Brasil tem sua origem ligada ao pau-brasil (Caesalphinia echinata), uma árvore nativa da Mata Atlântica, cuja madeira era muito valorizada na Europa por produzir um corante vermelho intenso.
A etimologia da palavra vem do latim brasa, que significa "brasa" ou "carvão em brasa", em referência à cor avermelhada da madeira.
Inicialmente, o nome do território não era Brasil. Os portugueses, ao chegarem em 1500, batizaram as novas terras como Terra de Vera Cruz e, depois, Terra de Santa Cruz.
A exploração e exportação massiva do pau-brasil, contudo, fez com que marinheiros e comerciantes europeus passassem a chamar o local de Terra do Brasil (Terra do pau-brasil). O uso popular do nome prevaleceu sobre o oficial, e por volta de 1550, o nome já estava consolidado.
Portanto, a palavra "Brasil" significa, em sua origem, "terra da madeira vermelha como brasa".
_______________________________

BRASILEIRO
A palavra brasileiro significa, primeiramente, o gentílico de quem nasce no Brasil. No entanto, sua origem etimológica revela um significado histórico e social mais aprofundado.

Origem da palavra
A palavra "brasileiro" deriva de "Brasil" e do sufixo "-eiro". A história por trás da formação é a seguinte: Brasil: O nome do país vem do pau-brasil, uma árvore de madeira avermelhada, parecida com brasa, que era muito abundante na costa do território.
-eiro: Este sufixo em português é usado para indicar profissão, como em: carpinteiro, pedreiro, ferreiro.
Durante o período colonial, a palavra "brasileiro" era usada para designar os comerciantes do pau-brasil, não para se referir a quem nascia na colônia. As pessoas nascidas aqui, os colonos, eram chamadas de "portugueses da América" ou "crioulos".

Mudança de significado
Com o tempo, o termo "brasileiro" passou a ser adotado pelos nascidos na colônia, que precisavam se distinguir dos portugueses da metrópole. A palavra, que começou com uma conotação profissional e até negativa para os portugueses, se tornou um símbolo de identidade para o povo da colônia.

Significado atual
Atualmente, o significado principal e mais comum de "brasileiro" é: 
Gentílico: Relativo ao Brasil ou a quem nasce neste país.
Adjetivo: Que se refere ou é típico da cultura, características ou costumes do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário